quarta-feira, 1 de abril de 2009

Entrevista com meu amigo Gabor Szekely!






Bom galera essa é a primeira de uma serie de entrevistas que vou fazer com meus amigos da gringa!



Gabor Szekely! Hungaro, 18 anos! Um dos meu principais concorrentes nos campeonatos juvenis! E que ano passado se tornou um dos meus melhores amigos!

Passamos 3 meses juntos na europa ano passado.....e agora estamos indo pra uma grande trip denovo que começa em maio!!!

O bixo é forte e tem no curriculum nada mais nada menos que 6 11bs, 8 11as, e um 10b avista!! De boulder 2 v13, e 1 v11 de flash!




Lets do it!!!
English version here.

Felipe says: Quando você começou a escalar? E qual são seus melhores resultados em rocha e em competições?
Gabor says:
Comecei a escalar quando eu tinha uns 10 anos....eu acho...
Meus melhores resultados são: 4º no mundial juvenil na asutralia 2008,3º Na copa da Europa em Leipzig 2008,9º No máster internacional de Serre Chevalier 2008 (Felipe: tirando meu lugar na final fdp ahah), e 20º em uma copa do mundo adulto!
Minha via mais dificil é a Zobble 11b em gorges du loup- frança, e em boulder o Dark waters V13 no colorado!
Felipe_ says:
Estamos indo pra uma longa climb trip juntos na Europa!!! Conte a galera do Brasil, quais são seus planos e objetivos pra esse verão!!
Gabor says:
Yeeauhh!!! Meus planos são de destruir a Europa!!!! Mandar vias difíceis, zuar com os amigos, e pegar o máximo de francesas que eu puder!!!! Sakaa!!!!!! !
Felipe_ says:
ahahah
Gabor says:
Bom especificando eu quero encadenar um 11c e ir bem nas copas do mundo!!! Talvez entrar em uma final???
Felipe_ says:
Irado! Mais gostei mais da primeira resposta hahaha
Gabor says:
É eu não sabia se você queria isso serio ou não!!

Felipe_ says:
Os dois, serio e não ao mesmo tempo!
Felipe_ says:
Ninguém aqui entende se você é Americano, Húngaro ou Belga! Nos conte sobre isso!
Gabor says:
Bom pra ser Honesto,eu sempre me confundo sobre isso também...Eu nasci na Hungria, mais vive nos EUA maior parte da minha vida...alguns meses na Bélgica e agora estou de volta aos EUA. Eu acho que sou mais Americano que qualquer outra coisa, mais na verdade, eu sou so um nômade...um lobo sozinho, viajando pelo mundo aberto sem destino real....quem sabe?

Felipe_ says:
Boa mano.....boa resposta!

Gabor says: Foi boa né??? caralho
Felipe_ says:
Agora que você ta de volta nos EUA,mais específicamente em Boulder (é a cidade chama boulder mesmo )no colorado, como anda a vida?O ritimo? Os treinos?Muita gente forte pra escalar junto ??

Gabor says:
Boulder tem sido uma experincia loca!!! Primeiro que é uma cidade universitária, cheia de gente massa e festas quase todos os dias!!!A faculdade aqui não é muito difícil , então eu tenho grande parte do meu tempo para treinar e focar na escalada. Este ano estou muito motivado pra treinar muito, A muerte e boulder é um lugar incrível pra fazê-lo! Os ginásios são alguns dos melhores do mundo e a cidade é cheia de gente forte pra me manter motivado!!!!
Onde em uma hora de carro, há centenas de coisas difíceis pra tentar em rocha,umas das melhores do mundo, então quando o ginásio fica chato, você sempre pode sair e ter uma sessão irada na rocha com os amigos!

Felipe_ says:
O que você espera pra essa trip?Quais são seus (nossos) planos?? E quais lugares está planejando em visitar??

Gabor says:
Eu espero que essa trip seja....INHUMANO!!! Muito pilhado, motivado, very ready to step it up in Europe!Os planos provisório são (na verdade agente nunca planeja as coisa, e esses planos vão mudar mesmo) Voar pra europa em Maio e ir direto pras Pedras...España talvez??? Ou Gorges du loup na França???E primeiro eu e felipe vamos tratar de encadenar nosso primeiro 11C (eu ainda tenho q passa pelo 11b antes) e depois tentar algo duro Avista!Porque nós dois precisamos trabalhar nisso! Depois ir para Innsbruck- Áustria pra treinar no Tivoli e aprender com os locos Austríacos antes de começar a temporada da copa do mundo!
Logo ir para as copas do mundo, uma na França, uma na Espanha e uma na Áustria...viajar pra elas, escalar bem e ficar Mal nas festas depois dos campeonatos!!! E ir escalar em rocha entre as competições, depois o Mundial juvenil em Valence na França e voltar pros EUA.

Felipe_ says:
Agora uma história engraçada, conte pra galera sobre a nossa Épica caminhada de Misja pec para Cerni kal , no inverno passado na Eslovênia, em busca de comida!!! Ahaha (ps: cerca de uns 7 ou mais Kms na neve)

Gabor says:Bom essa História é um classico exemplo da nossa incapacidade de planejar as coisas! A qual resultou em ficarmos “presos” na Eslovênia por duas semanas...sem carro,sem comida e sem dinheiro! Pegamos uma Carona pra Misja Pec com uma simpática garota da seleção eslovena (Né Felipe??) E uma vez que a cidade era incrívelmente pequena e muito “Européia”, não havia lugar algum pra comprar comida perto da área de escalada! Em cerca de uma semana dentro de nossa trip, acabou a Comida, e o tempo estava uma grande merda, então não haviam muitos outros escaladores por ali e dos que haviam nenhum nos ofereceu uma carona pra comprar comida! Então uma noite, no fim de nossa sânidade, decidimos fazer isso nos mesmos e andar alguns kilometros (7kms?) para a cidade mais perto,pois escutamos que poderiamos comprar Lanches lá (fast food)!! Sem lanterna nem nada, começamos nossa jornada na direção errada por kilometros até perceber que estavamos perdidos!!! JODER! Demos meia volta, putos, mais motivados pelo delicíoso hamburguer que estávamos sonhando a uma semana!!! Andamos todo o caminho,montanha acima, no escuro, no frio (menos de 0ºc), na chuva, na neve e por uma estrada com muito vento!!! E quando vimos o lugar perto, SUCESSO, pensamos!!Mas...errados....Chegando lá vimos que o lugar fechava as 10:00 da noite....e eram 10:05!!!! Estava fechado!!!!JODER!!!!Terminamos comendo uns pães que tinham prontos la, algumas barras de chocolate, e fizemos a épica jornada de volta ao apartamento, com estômagos vazios mais altos níveis de adrenalina, por ser como ciganos viajando numa loca e épica Europa!!! Pra frente sempre!!!!

Felipe_ says:
Ahahaha foi insano msm!!!

Gabor says:
ahaha mó locura
Gabor says:
Tudo na eslovenia foi mó locura!
Felipe_ says:
Agora um tema polemico, que esta sendo muito discutido no brazil! O que você pensa sobre agarras cavadas??? E quão cavada é a escalada na Europa e nos EUA??

Gabor says:
Bom, esse é um tema complicado e tem muito mais disso do que a galera se da conta!!!Embora cavar ser tomado como errado, ninguém tem o direito de dizer o que é certo ou errado em algo tão insignificante para o mundo quanto a escalada! Pessoalmente eu não ligo em cavar, desde que a via seria impossÍvel de outra maneira! Muitas das minhas vias favoritas são cavadas e acredito que se é totalmente liso e nao pode ser escalado, cavar é o jeito!!! Não que isso faça as melhores vias, mais escalada é escalada e é isso! Na Europa muitas vias são cavadas, em lugares famosos e as pessoas escalam elas o tempo todo! Nos EUA cavam bem menos , mais muitas das vias famosas também são cavadas.Mais uma vez, eu posso estar errado e muita gente provavelmente discordar. Mas a final tudo é somente Escalada!
Felipe_ says:
Boa velho!!!!Valeu pela entrevista!!! Vamos destruir juntos na Europa!!!!
Diga alguma coisa pra galera do Brasil !!!

Gabor says:
Motivação!!!! Sempre!!! É o verdadeiro segredo da escalada!!! the way forward!!! SHAZOOO!!!

8 comentários:

Eduardinho disse...

Iradoo mean!!!
se até pode seguir carreira...
ahuiahiuahiuhauha
Caralho e essa cidade com o nome de boulder? o.0 irado
E o Gabor ta de parabéns haha muito show!
Eduardo x)

Caio Gomes disse...

Muito bom cara, em breve farei uma contigo pra por no blog!
Abração e KAMOOON

"DAS PREDAS" disse...

Irado....muito maneira a entrevista...quero mais!!!!
e vai lah e arregaça ...manda tudo!!!!

Kmon

Abraço
Candido

Anônimo disse...

doido criança!!
entrevista os monstros todos!!!
boa sorte pra vcs la!
abraçãooo

Rodrigo disse...

Boa felipe show de bola a materia XD
estarei torcendo por vc e por todos os brazucas que estão levando a bandeira do Brasil mesmo sem apoio xD
abrasss e boa sorte

Anônimo disse...

hilário!
demoro pra intrevistar a galerinha!
kmon!

boa sorte na trip lá
e ferias pra mim aqui neh?? (no more snow!!)
uiahiuahiauh

:P

Lara Nesteruk

Ayer disse...

Parabéns Picuira!!! A entrevista ficou massa!
A galera de Minas ta torcendo por vc aí!! Arruma outras entrevistas com os loucos do climb.
Boas escaladas.

Janine Cardoso disse...

Piku!! Mandou muito! E tem até versão inglês!!! Showww demais!
Parabéns brother! beijão, apavora e aproveita muito na Europa!!